domingo, 8 de setembro de 2013

'A Sala Branca', com direcção de Jorge Andrade a partir de 'The Day Room' de Don DeLillo, estreia a 11 de Setembro no Negócio-ZDB . em cena até dia 14

.
A mala voadora e o Teatro Oficina completam um díptico. Primeiro o encenador Marcos Barbosa, do Teatro Oficina, dirigiu o actor Jorge Andrade, da mala voadora, em Título e Escritura de Will Eno. Agora o encenador Jorge Andrade, da mala voadora, dirige um elenco no qual se juntam actores de ambas as companhias.
.
'A Sala Branca' (The Day Room, de Don DeLillo) é uma peça circular, com duas partes. Uma sala de um hospital, que é outra sala do mesmo hospital, que é um quarto de motel, que é o possível lugar de um espectáculo de teatro, que é uma sala de hospital. Pessoas que se disfarçam para, assim, poderem ir observar pessoas que se disfarçam. Não é claro quem representa uma personagem, quem representa o papel de um actor, quem representa um actor que está a representar uma outra personagem... Mas, para além desta meta-teatralidade, em mise-en-abyme, gostamos sobretudo da (mais simples) celebração do teatro que o texto permite.
.
texto Don Delillo . tradução alunos de mestrado do curso de tradução da Universidade do Minho com coordenação de Filomena Louro e Ana Chaves . direcção Jorge Andrade . com Anabela Almeida, André Júlio Teixeira, Carlos António, David Cabecinha, David Pereira Bastos, Diana Sá, Emílio Gomes, Jorge Andrade e Tânia Alves . cenografia José Capela, com execução de Carlos Maia . figurinos José Capela . luz Pedro Vieira de Carvalho, com operação de Ricardo Santos . apoio ao movimento Victor Hugo Pontes . sonoplastia Rui Lima e Sérgio Martins . imagem de divulgação José Júpiter . fotografia de cena José Carlos Duarte . produção João Lemos . assessoria à gestão e à programação Vânia Rodrigues . co-produção mala voadora e Teatro Oficina . residências artísticas Centro de Criação de Candoso, mala voadora Porto, O Espaço do Tempo e Negócio-ZDB . apoio Superdecor (Rua da Prata, 172) . agradecimentos António Leitão e José Viegas . A mala voadora e o Teatro Oficina são estruturas financiadas pelo Governo de Portugal / Secretário de Estado da Cultura – DGArtes. A mala voadora é estrutura associada da Associação Zé dos Bois.

Sem comentários: