sexta-feira, 22 de março de 2013

WILDE estreia na Culturgest . hoje e amanhã . 21.30


.
O designado “teatro de repertório” assenta num princípio de repetição e diferença: a mesma peça é apropriada por sucessivas companhias, ou por sucessivos encenadores, uma vez após outra, durante décadas ou séculos. Pratica-se o equilíbrio entre a reiteração ritualista da sua qualidade (a repetição em si) e a revelação mais pura da sua essência dramatúrgica. Entre a designada “atemporalidade” e o novo. Entre a tradição e o maneirismo, ou a iconoclastia. Entre o cânone e a tentativa de reflectir, sobre ele, (mais) um olhar idiossincrático. Entre a história das sucessivas versões da peça e o propósito de quem tenta desafiar essa história, ou inscrever-se nela. Dialécticas.
.
Wilde é o resultado de uma colaboração entre a companhia de teatro mala voadora e o bailarino e coreógrafo Miguel Pereira, do Rumo do Fumo. Baseia-se em Lady Windermere's Fan: A Play About a Good Woman, de Oscar Wilde, e, mais especificamente, no registo áudio da sua versão radiofónica produzida pela BBC Radio 7. O espectáculo é uma apropriação desse registo de uma performance do passado, ela própria uma apropriação de uma peça do seu passado. É um espectáculo historicista, ou arquivista. E não é.
.
direcção Jorge Andrade e Miguel Pereira . a partir de Oscar Wilde . com Carla Bolito, Joana Bárcia, Jorge Andrade, Miguel Pereira, Nuno Lucas, Tiago Barbosa e Valentina Parlato . cenografia José Capela . figurinos José Capela, com execução de Eduarda Carepa . luz Daniel Worm d’Assumpção . som Jari Marjamäki . coros Rui Lima e Sérgio Martins . fotografia de cena José Carlos Duarte . produção Cátia Mateus (O Rumo do Fumo) e Manuel Poças (mala voadora) . co-produção Culturgest e Teatro Viriato . residências Fórum Dança, alkantara e Zé dos Bois . agradecimentos Marcello Urgeghe, Maria Teresa Ferreira, Mónica Garnel e Xavier de Sousa
.
A mala voadora é estrutura associada da Zé dos Bois. A mala voadora e O Rumo do Fumo são estruturas financiadas pela DGArtes / Presidência do Conselho de Ministros – Secretaria de Estado da Cultura.

Sem comentários: