sábado, 14 de janeiro de 2012

casa & jardim no CCB até 17 de janeiro, às 21.00 excepto domingo às 16.00

A maior parte dos textos que escrevi, quer em colaboração quer a solo, para live art ou para teatro, derivou do que quer que fosse a minha obsessão na altura. Contudo, no que respeita a Casa & Jardim, o texto partiu do entusiasmo de outra pessoa - Jorge Andrade - cujo interesse pelo mecanismo da peça de Alan Ayckbourn com (quase) o mesmo nome o levou a pedir-me uma peça baseada nos mesmo princípios mecânicos, mas não necessariamente usando as convenções de "bem feito" que, em grande medida, guiam o drama de Ayckbourn.
.
As duas únicas coisas que esta Casa & Jardim tem em comum com a sua (quase) homónima são que: ambas as peças, uma numa casa outra num jardim (agora um apartamento de rés-do-chão e um jardim comum, em vez de uma casa de campo de classe média-alta e o seu terreno), podem ser representadas em simultâneo; e as personagens estão a preparar-se para alguma coisa.
.
Como em Overdrama, que escrevi para a mala voadora no ano passado, Casa & Jardim não é uma peça guiada por uma narrativa, mas é antes influenciada pelo sentimento das semanas em que a escrevi. Enquanto Overdrama tinha a ver com explosões de violência e agitação civil, Casa & Jardim tem a ver com um período de consciência e curiosidade. Consciência de que os mais fracos não vão ser magicamente protegidos pelos vários poderes que parecem reduzir todas as transacções sociais a números, e curiosidade, num mundo economicamente vacilante e obstinado em mostrar-nos o pior de cada um, pelo que vai acontecer a seguir.
.
Manchester, Dezembro de 2011
Chris Thorpe
.
mail
.
texto Chris Thorpe . direcção Jorge Andrade com assistência de Cláudia Gaiolas . com Anabela Almeida, Carla Bolito, Crista Alfaiate, Joana Bárcia, Mónica Garnel, Paula Diogo, Sílvia Filipe e Tânia Alves . colaboração John Romão e Miguel Fragata . cenografia José Capela com fotografias de José Júpiter . luz João d'Almeida . banda sonora Rui Lima e Sérgio Martins . fotografias de cena José Carlos Duarte . produção Manuel Poças . co-produção mala voadora, Centro Cultural de Belém, Théâtre National de Bretagne e O Espaço do Tempo . agradecimentos Maria Matos Teatro Municipal, Teatro Villaret, Catarina Castro, Teatro Praga, Comuna Teatro de Pesquisa, Real Associação dos Bombeiros Voluntários de Lisboa, M. Áurea Alves Rosa
.
A mala voadora é uma estrutura apoiada pela Secretaria de Estado da Cultura - Direcção Geral das Artes. A mala voadora é uma estrutura associada da Associação Zé dos Bois.

Sem comentários: