domingo, 27 de fevereiro de 2011

“quando pensamos em biografia” de Jorge Andrade e alunos do 2º e 3º Ciclos da Escola Secundária Josefa de Óbidos, hoje, no Maria Matos às 18.00

Na wikipedia, diz-se que biografia vem do grego: bíos (vida) + gráphein (escrever). Que é um género literário no qual o autor narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas. Que, de um modo geral, as biografias contam a vida de alguém depois da sua morte mas que, na actualidade, isso tem vindo a mudar. Que, em certos casos, as biografias falam da vida dos biografados, não apenas para contar a sua história, mas também para pensar sobre ela criticamente.

.

Na verdade, uma biografia é aquilo que se quiser.

.

Posso contar a minha história tal como gostava que ela fosse. Alguém pode contar a minha história como acha que ela é, sem a conhecer muito bem. Posso contar a história de outro e dizer que é a minha. Posso ver a minha história contada por outro como se fosse sua. Posso não ter bem a certeza de qual é mesmo a minha história. Se a minha história for escrita, deixa de haver dúvidas. Ela passa a ser aquilo que estiver escrito. Mesmo que não tenha nada a ver com o que de facto se passou. Pelo menos, quem a ler vai acreditar nisso. Se for bem contada, uma história pode ser mais interessante do que aquilo que realmente é.

.

A minha história também são as notícias que eu leio no jornal.

Sem comentários: