segunda-feira, 25 de outubro de 2010

what I heard about the world

IMG_6092

.

Entre o que provém do que é representado e o que surge na própria representação está o interesse de representar: tornar presente aquilo que está ausente, através do que efectivamente se apresenta. Quando se tenta representar o mundo, os desvios do retrato tornam-se tão evidentes como a contingência de quem ensaia fazê-lo.

.

Os sons produzidos por alguém quando está em casa disponíveis num CD. Uma empresa especializada em vender as provas de que se esteve num sítio onde não se esteve. Fatos postos em fotografias de defuntos para aparecerem no jornal. Burros pintados com listas brancas. Carpideiras. Réplicas. Manifestantes para alugar. Operações cirúrgicas para alterar as linhas da mão. Histórias verdadeiras sobre coisas falsas. Uma para cada país, do Afeganistão ao Zimbabué. Construir um mapa de coisas falsas para reconhecer o mundo. Foi a partir de um mapa assim que se fez what I heard about the world. Mas o espectáculo não é esse mapa. Contam-se apenas algumas histórias. Deambula-se pela necessidade de as contar. Numa sala, três narradores, uma girafa, um cacto.

.

A  mala  voadora  é  uma  companhia  de Lisboa, dirigida  por  Jorge  Andrade  e  José  Capela. Third  Angel é uma  companhia de Sheffield, dirigida por Alexander Kelly e Rachel Walton. As duas companhias conhecem-se desde 2004 e têm-se  encontrado  ocasionalmente  para partilhar  algumas ideias com  vista  a uma colaboração. Foi dessas conversas que resultou o plano what I heard about the world.

.

concepção e interpretação Alexander Kelly . Chris Thorpe . Jorge Andrade . colaboração José Capela . Rachael Walton . luz João d’Almeida . produção Manuel Poças . assistência Lauren Stanley . co-produção mala voadora . Third Angel . Maria Matos Teatro Municipal . Sheffield Theatres . Pazz Festival . apoio LuxFrágil . Fundação Calouste Gulbenkian . Jardins da Linha

.

A mala voadora é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura – Direcção Geral das Artes . A mala voadora é uma estrutura associada da Associação Zé dos Bois

Sem comentários: