sábado, 19 de dezembro de 2009

A mala voadora apresenta Spitx no Maria Matos, de 18 a 21 de Dezembro, às 21.00

O decisivo na política não é o pensamento individual, mas sim a arte de pensar a cabeça dos outros (disse Brecht). é um espectáculo com formato de comício, produzido em 2008. Fragmentos dos grandes discursos políticos da História são indiferentemente justapostos, anulando-se o seu conteúdo ideológico e reduzindo-os a matéria para um exercício de retórica – exercício para o qual contribuem, no espectáculo, outros recursos de espectacularização.

A mala voadora convidou Miguel Loureiro (que dirigiu em 2004, também na mala voadora, Nicarágua Prologue) para recriar esse espectáculo, ou para fazer um novo espectáculo a partir dos mesmos discursos. Sobre a sua proposta - Spitx - escreve:

“Recuar da dimensão pública do discurso, entidade ideológica, para uma projecção imaginária da intimidade do seu autor. Matéria documental para reelaboração ficcional.Partir de escassas palavras produzidas a seu tempo por Salazar, Mussolini, Allende, e Bonaparte e tornar fábula o que era antes retórico, circunstancial ou apenas factual.Uma sala.Uma porta.”

direcção Miguel Loureiro . com Jorge Andrade e Vera Kalantrupmann . cenografia José Capela . som Sérgio Martins . vídeo Rui Ribeiro . co-produção Maria Matos Teatro Municipal . apoio Teatro Nacional S. João / Teatro Carlos Alberto, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro da Garagem

A mala voadora é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura / Direcção Geral das Artes. A mala voadora é uma estrutura associada da Associação Zé dos Bois (ZDB).

Sem comentários: